Cocal do Sul empossa novo Conselho Municipal de Saúde

Publicado em 02/08/2018 às 07:23 - Atualizado em 02/08/2018 às 07:24

Depois de quatro anos como presidente, Aldo Morona passa o cargo ao jovem Rodrigo Szymanski

O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin empossou nesta quarta-feira (1), os novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) gestão 2018/2020. O ato ocorreu na Câmara de Vereadores do município e contou com a participação da vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato (Aninha) e da secretária de saúde, Sinara Crippa Milanez.

Tomaram posse 16 membros titulares e 16 suplentes, com representatividade dos trabalhadores da área da saúde, entidades e movimentos representativos de usuários, além de representantes de governo e prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos.

O prefeito Ademir e a vice-prefeita Aninha aproveitaram a oportunidade para agradecer o trabalho dos conselheiros em conjunto com a gestão municipal em busca do melhor para a área da saúde. “A saúde pública só tem a ganhar com a atuação do Conselho.  Nós já alcançamos resultados significativos e temos representatividade não só aqui, mas no estado e em nível federal. Um conselho atuante e com força de vontade para expor e propor mudanças.Nós enquanto gestores precisamos deste debate e desta ação para cada vez mais oferecermos melhorias e qualidade em nossos atendimentos e serviços. Parabéns a todos os integrantes pela colaboração e sucesso a nova diretoria e conselheiros que passam a assumir o Conselho”, enfatizaram.

Assume como presidente do Conselho Municipal de Saúde, o jovem Rodrigo Szymanski, de 32 anos, que compõe a diretoria ao lado do vice-presidente, Orlei Sartor, 1ª secretária, Claudete Querino Rodrigues e 2ª secretária, Glória Maria Mazucco.

“Quero contribuir com a saúde do município tendo em vista a minha experiência como conselheiro na última gestão. Nosso objetivo é pensar o conselho junto com a prefeitura e levar para a comunidade o que acontece, o processo de fiscalização e contribuição. Observo que o jovem não dá a importância devida para a participação pública e se vê muitas críticas infundadas nesta área. Reclamações sem saber da onde vem. Acredito na participação dos jovens nesta contribuição. É preciso renovar para que não tenhamos só reclamações, mas direcionamentos e soluções para os problemas que envolvem a área da saúde pública”, ressaltou o novo presidente Rodrigo.

O ex-presidente, Aldo Morona esteve à frente do Conselho nos dois últimos mandatos e se despede do cargo motivando as pessoas para que integrem e se interessem pelo trabalho. “É importante este envolvimento porque a gente fica sabendo o dever do município, do estado e do governo federal diante da saúde pública. A gente discute a realidade dentro do município e não só o dever do usuário, mas a parte técnica. Precisamos entender os processos e trazer as coisas boas para discutir. Tivemos muitas melhorias nos últimos anos em nível de município, mas infelizmente temos a omissão do estado e o município continua arcando com uma despesa maior, que vai além de suas obrigações,  que poderia estar sendo investida em outras áreas”, avaliou.

A secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez finalizou ressaltando que a função do Conselho é extremamente importante por ser um agente fiscalizador, deliberativo e consultivo e que mobiliza a participação popular representada pelos diferentes segmentos na sociedade. “Para todas as ações é fundamental a deliberação do Conselho. Todos os recursos vinculados à saúde precisam ser avaliados pelos conselheiros.  Nós temos a função e a obrigação de trabalhar junto com a sociedade civil organizada. Nosso Conselho esta bem representado e é bastante atuante. Ele traz as necessidades da população contribuindo para que o município possa realizar uma gestão cada vez melhor e direcionada à necessidade do povo. Obrigada pelo trabalho de cada conselheiro, grande parceiro da gestão municipal”, afirmou.