---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Sistema Nacional de Emprego - Sine

O que é o serviço?

Posto do Sine de Cocal do Sul
A função do SINE (Sistema Nacional de Emprego) é atender os trabalhadores em geral, desempregados ou em busca de nova ocupação, empregadores da iniciativa privada ou governamental (Convênio entre Prefeitura e Sine). O objetivo do trabalho é reduzir o desemprego, contribuindo no preenchimento das vagas existentes. Todos os candidatos que conseguiram uma colocação no mercado de trabalho por intermédio do SINE estão relacionados ao resultado positivo do processo de intermediação de mão-de-obra executado. No Sine também é possível requerer o Seguro Desemprego e a confecção da carteira de trabalho.
Inúmeras atividades são desenvolvidas nesta intermediação, como:
- Inscrição de todos os trabalhadores que buscam o SINE à procura das ações que compõem o Programa do Seguro-Desemprego;
- A inscrição do trabalhador não está restrita ao correto preenchimento do cadastro. O essencial é que se possa descobrir quem é aquela pessoa que esta atendendo e sua verdadeira pretensão;
- Encaminhamento de todos os candidatos selecionados, de acordo com o perfil das vagas existentes no mercado de trabalho, oriundos das inscrições realizadas pelo SINE que são encaminhados ao mercado de trabalho.
Documentos necessários para intermediação de mão-de-obra:
- Carteira de Trabalho
- RG
- CPF

Documentos necessários para requerer o Seguro Desemprego

- RG
- CPF
- Carteira de Trabalho
- Comprovante do saque do FGTS
- Requerimento do Seguro Desemprego (folha verde e folha marrom)
- Termo de rescisão de contrato

Documentos necessários para a emissão de Carteira de Trabalho

1ª VIA
– CPF
– RG (Identidade)
– Comprovante de residência

2ª VIA (caso de perda ou furto)
– CPF
– RG (Identidade)
– Comprovante de residência;
– Nº da Carteira de Trabalho antiga
– Boletim de Ocorrência da perda da Carteira

2ª VIA CARTEIRA DE TRABALHO – CHEIA (Sem espaços para novos contratos) ou INUTILIZAÇÃO
– CPF
– RG (Identidade)
– Comprovante de residência
– Nº da Carteira de Trabalho antiga

Como solicitar?

Atendimento Presencial
Centro Comercial Dagostim
Endereço: AV. Polidoro Santiago, 460 - Centro
Atendimento por Telefone
Maria Margareti Lenhani
Fone: (48) 3403-1122
Horários de atendimento: Horário de Atendiento: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30

Órgão/Entidade responsável

- Secretaria de Administração, Planejamento, Fazenda e Finanças Públicas
Contato: Secretaria de Administração e Finanças
Endereço: AV. POLIDIRO SANTIAGO, 519 - Centro