Mais de 100 carros antigos expostos na VI Cocalfest das décadas de 20 a 80

Publicado em 01/10/2018 às 08:43 - Atualizado em 01/10/2018 às 08:43

Céu azul, clima de festa e uma completa linha de raridades e curiosidades amostra. Mais de 100 carros antigos foram a atração da VI Cocalfest neste sábado (29), durante a manhã e tarde, no Centro de Eventos, no bairro Jardim Itália. Visitantes de toda a região prestigiaram o VII Encontro de Carros Antigos realizado pelo Governo Municipal, CDL, Eliane Revestimentos, Veteran Car Sul Catarinense e apoiadores.

Motos, bicicletas, carros importados e caminhões também se uniram a exposição que atraiu mais de 1 mil pessoas. Os veículos expostos são da década de 20 a 80 e possuem mais de 30 anos. O carro mais antigo que inclusive recebeu medalha durante o evento,  é um Ford T 1923, com aro de madeira e mecânica original. Ele veio rodando de Criciúma até o evento. “É lindo demais, uma raridade. Feliz de quem pode conservar uma riqueza dessas. É história e marcou época”, afirmou o visitante de Morro da Fumaça Paulo Silva.

Na exposição, o destaque também foi para o  Cadillac conversível vermelho premiado em Santa Catarina como o número 1. Ele foi selecionado entre 700 veículos durante evento realizado em Pomerode e recebeu o prêmio The Best SC.

“Tudo colaborou para o sucesso do nosso evento. O tempo, organização e essa interação que nós temos com Cocal do Sul eu nos incentiva e valoriza o nosso trabalho. Nós sempre temos aqui uma receptividade de belos carros e somos muito bem recebidos. Neste ano, o encontro de carros foi um atrativo que veio para agregar a VI Cocalfest. Só temos a agradecer a confiança, parceria e a presença dos visitantes”, avalia César Cancellier, Presidente do  Veteran Car Sul Catarinense.

O Encontro de Carros recebeu ainda um pouco da história da II Guerra Mundial sob quatro rodas. Trata-se de um Jeep O Willys MB, um automóvel produzido durante o período de batalha e utilizado por todos os aliados, atuando tanto na Europa quanto no Pacífico. Posteriormente após o combate, foi utilizado na Guerra da Coréia e na Guerra do Vietnam, e teve versões de uso civil, que foram fabricadas até os anos 80.

Os colecionadores Eduardo e Ana Claudio de Camargo Mendonça Fava dos Reis são paulistas e fazem parte da reencenação histórica Monte Castelo. Vestidos a caráter, eles compartilham da história que nem sempre é contada em livros.

“Nós estamos morando na região há dois anos. Nós temos muitos amigos que tem pais ou avós que foram para a II Guerra Mundial na Itália juntos com os aliados americanos e outros países. Nós procuramos contar essa história viva que não é contada nos livros. Eu estudo também a história das 77 enfermeiras que foram para a Itália e Eduardo representa os mais de 25 mil pracinhas que estiveram no combate contra o  nazi-fascismo”, afirma Ana.

O II Encontro de Carros Antigos foi animado pelo musical com Back Over, contou com almoço por adesão, Trenzinho da Alegria pra as crianças e ao final do evento, a CCO da VI Cocalfest realizou o sorteio de brindes aos participantes e fez a entrega de uma lembrança ao colecionador Sul-Cocalense Claudio Goulart e o presidente da Veteran Car Sul Catarinense, Cesar Cancellier.

“Foi um dia de integração para toda a família. Estamos muito felizes e realizados com o público e toda a organização que faz da nossa festa um sucesso”, declara Juarez Fogaça, presidente da CCO.