---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Campanha de vacinação contra o sarampo e poliomielite vai começa na próxima segunda-feira em Cocal do Sul

Publicado em 02/08/2018 às 07:20 - Atualizado em 02/08/2018 às 07:20

Começa na próxima segunda-feira, dia 6, aCampanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil e Sarampo em todas as Unidades de Saúde de Cocal do Sul. De acordo com a Secretaria de Saúde do município a campanha é voltada exclusivamente às crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. O Dia D da campanha está marcado para 18 de agosto (sábado).

 

“Nossa meta é vacinar  635 crianças desta faixa etária. Nós precisamos evitar novos casos em nível de estado e país, não podemos deixar que a doença continue avançando e que chegue ao nosso município. Tivemos casos recentes de sarampo e taxas e imunização abaixo da média no Brasil, por isso a preocupação e o alerta. É importante ressaltar que nós não realizaremos vacina contra o sarampo voltada para adultos”, explica a secretária de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez.

 

A campanha contra a poliomielite e sarampo será realizada até o dia 31 de agosto. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gilmara Viel a vacina é a única maneira de se prevenir o sarampo e a pólio. “Os pais devem encaminhar seus filhos no posto de saúde mais próximo munido da carteirinha de vacinação. Já os adultos que não tiverem tomado as doses recomendadas, ou não souber se tomou ou não, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para receber orientações”, ressalta a enfermeira.

 


Adultos fiquem atentos


Em 2016, a Organização Mundial de Saúde declarou a região das Américas área livre do sarampo. Mas o vírus voltou a circular em 11 países das Américas em 2018. A Venezuela é o país com maior incidência da doença, concentrando 85% dos casos. Com a crise financeira e política no país, muitos venezuelanos têm buscado abrigo em países vizinhos, entre eles o Brasil, o que pode ter ajudado a disseminar a doença. 

No Brasil, já há registros da doença no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas em adultos. Nesses dois últimos estados, a situação é de surto, segundo o Ministério da Saúde.

 

Doenças

 

- Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia. A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurôniosmotores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores.

 

- O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso. 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença. O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar