---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Desfile Cívico de Cocal do Sul destaca os Quatro Pilares da Educação

Publicado em 10/09/2018 às 08:11 - Atualizado em 10/09/2018 às 08:11

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Motivados pelos Quatro Pilares da Educação, mais de mil alunos, professores, pais e representantes ligados a entidades participaram do desfile Cívico de Cocal do Sul, nesta sexta-feira, 7 de setembro.

 

O hasteamento das bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Cocal do Sul foi feito respectivamente pelo sargento da Política Militar, Alexandre Pirotti Fontoura; sargento do Corpo de Bombeiro, Rafael Tomasi Bitencourt e prefeito municipal, Ademir Magagnin ao som do hino do Brasil executado pela Orquestra Sinfonia de Louvor da Igreja Assembleia de Deus.

 

            Ao som da Banda Musical, regida pelo maestro Rodrigo Cardoso, o tema foi apresentado pelas escolas do município através de faixas, ações, iniciativas e reflexões sobre os quatro pilares criados pensando em como a educação engloba mais do que se imagina e como ela pode evoluir e abordar mais aspectos importantes dentro do ambiente escolar mantendo a qualidade e o foco em novas gerações ainda mais preparadas para mudar e melhorar o mundo. Entidades e igrejas também focaram no melhor desenvolvimento possível da pessoa como ser humano, os valores, a fé e o servir. A Igreja Católica, por exemplo, desfilou em favor a vida. Escolheu o tema “Aborto” para conscientizar e alertar. O pelotão destacou a frase: “Abortar não é somente se livrar de uma criança, é tirar dela o direito de viver e culpá-la por algo que ela nunca fez”, de Carlos Alberto Rabaça. Uma faixa de seis metros também foi aberta em frente ao palanque enquanto uma leitura Bíblica contextualizava seus dizeres: Eu vim para que todos tenham vida!

 

“Eu me emocionei com a apresentação, o tema e a música que em seguida foi tocada pela igreja católica. A igreja esta fazendo o seu papel na luta pela vida, assim como as nossas escolas lutam diariamente para uma formação integral, gerando oportunidades de aprendizado e colhendo muitos frutos com práticas educacionais diferenciadas. Parabéns a todos por esse momento de reflexão e valorização da educação. Esse é o caminho que o país precisa seguir”, observou a mãe Maria de Fátima Silva.

 

Segundo a secretária de educação, esporte e cultura de Cocal do Sul, Ana Paula Teixeira Cechinel o tema proposto para o desfile deste ano forma uma base muito forte dentro da educação proposta pela UNESCO. “Essa construção precisa ser cada vez mais fortalecida como um todo. Elas têm como objetivo tornar prazeroso o ato de compreender, saber lidar com as situações cotidianas, valores, compreender o próximo e desenvolver o pensamento crítico e autônomo. Tudo isso nós representamos e fizemos valer em nosso desfile. Foi muito bonito e tocante. Obrigada a toda equipe que atuou neste grande ato de civismo”, ressaltou Ana Paula.

 

            O desfile cívico promovido pelo Governo Municipal através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura iniciou às 8h, na Avenida Polidoro Santiago e contou com a presença de autoridades civis e militares.  Mais de 30 escolas e entidades participaram do ato, como: escoteiros, CALA/APAE, Grupo da Terceira Idade, Insituições de educação infantil Helena Savi,  Zilda Búrigo Bosa, Octávia Búrigo Gaidzinski “Morada da Alegria”, Lenita Izabel da Silva, Maria De Lourdes Carara, Maximiliano Gaidzinski “Os Amigos”, Cantinho Alegre, Professora Maria Nunes Trichês “Recanto Feliz”,  Fernando de Fáveri “Pequeno Príncipe”, escolas de Ensino Fundamental Professor José Peruchi, Demétrio Bettiol e Cristo Rei, FUNDAC, Colégio Cocal, Escola de Educação Básica Professor Padre Schuler e Professora Francisca Martins de Oliveira Búrigo,  PROERD, projetos da Rede Municipal, Colégio Maximiliano Gaidzinski, Empresas Eliane, Igreja Católica, Igreja Assembleia de Deus- ADAD, Igreja Quadrangular, Leo Clube, Lions Clube, Departamento Municipal de Esportes, Águias de Aço, Gincana Colonial e Carro da Rainha e Princesas da VI CocalFest.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar