Cocal do Sul recebe selo Prodetur do Ministro do Turismo

Publicado em 24/09/2018 às 14:02 - Atualizado em 24/09/2018 às 14:02

Certificado permite ao município ter prioridade na tramitação de seus projetos junto ao Governo Federal e órgãos públicos

A seis dias de celebrar 27 anos de emancipação político-administrativa, Cocal do Sul recebeu na noite de ontem (20), das mãos do Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz o selo Prodetur. O certificado foi recebido pelo prefeito Ademir Magagnin durante o debate “O Futuro da Região” promovido pela ACIC, CDL e AMREC, na sede da Associação Empresarial de Criciúma. A solenidade também foi prestigiada pelos secretários de Turismo de Cocal do Sul, Juarez Fogaça e administração e desenvolvimento econômico, Clédio Fachin, vereadora Giovana Galatto Santa Rosa e o gestor de convênios da prefeitura, Nelson Rosso.

O selo faz parte do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo) e possibilita ao município contemplado ter acesso a linhas de crédito em instituições parceiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o prefeito Magagnin, o município trabalhou durante um ano para a obtenção deste selo. “Agora o município passa a ter prioridade em seus projetos e em seus pleitos junto ao Governo Federal e Órgãos Públicos que possam alocar recursos para execução da infraestrutura turística. Nós já temos alguns projetos em execução para encaminhar ao Ministério do Turismo. Um deles irá trazer uma grande transformação para a área central da cidade”, ressalta.

Para Juarez Fogaça promover o turismo é fortalecer um setor que contribui com a economia em diferentes esferas que permitem avançar o desenvolvimento. “O turismo gera emprego, renda e desenvolvimento econômico e social. Esse programa incentiva melhorias na infraestrutura e no atendimento ao turismo. Cocal do Sul esta no caminho. Tudo é um passo a passo e não tenho dúvida de que a médio e logo prazo conseguiremos dinamizar e gerar oportunidades nesta área em nosso município”, disse o secretário de Turismo.

Em Santa Catarina, conforme informações do Ministro, já são cerca de R$ 500 milhões em pedidos. Entre as obras do Sul que poderiam ser financiadas por meio do programa esta o Interpraias, uma rodovia alternativa integrando as praias da região.

Saiba mais sobre o PRODETUR + TURISMO

O Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo, instituído pelo Ministério do Turismo, pela portaria nº 74, de abril de 2018, para oferecer recursos para o fomento de destinos turísticos brasileiros. O Prodetur Itinerante foi criado com a intenção de ser um canal direto entre contratante (cliente privado ou público) e o contratado (bancos de desenvolvimento), com apoio técnico e orientação do Sebrae.

As propostas para obtenção de crédito devem contemplar primeiramente projetos na área de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do programa priorizam também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público, privadas.