Mora e trunfo despertam atenção do público

Publicado em 04/10/2018 às 11:21 - Atualizado em 04/10/2018 às 11:21

Manhã de domingo também contou com a participação de alunos do projeto Jogos de Mesa e da realização do III Campeonato Regional de Cubo Mágico

A VI Cocalfest, maior festa de Cocal do Sul, que tem o objetivo de fazer o resgate da história e valorizar a cultura, despertou a atenção do público ao realizar o torneio de mora e trunfo.

Além da participação dos alunos do projeto Jogos de Mesa e da realização do III Campeonato Regional de Cubo Mágico, o raciocínio lógico e as habilidades também trouxeram a modalidade praticada pelos colonizadores. Na manhã de domingo, 30, as batidas fortes na mesa e as chamadas dos números em alto tom de voz vibraram as centenas de simpatizantes que acompanharam a participação dos jogadores.

A família Scarpato é uma das poucas que cultuam esta tradição na região. Rosalino, Agenor e Jucinei Scarpato e o parceiro Nilson Gabriel foi o quarteto da mora.

“Eu aprendi com o meu pai, Rosalino que aprendeu com o meu nonno. Eu lembro que na época ele ensinou um grupo de amigos meus e até hoje a gente pratica. O jogo é interessante, pois envolve o raciocínio rápido e muita malandragem. A diversão é certa e conseguimos manter essa cultura que desperta a curiosidade de tanta gente”, ressalta Jucinei.

O evento da Mora foi coordenado pelo responsável regional pela prática da atividade, Antônio Fachin. Ao final todos os participantes receberam medalhas. Após a mora, um grupo de amigos participou com o torneio de trunfo.