---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Unidades de saúde iniciam ações para trabalhar a saúde do Homem em Cocal do Sul

Publicado em 05/11/2018 às 12:59 - Atualizado em 05/11/2018 às 12:59

Quatro ESFs atenderão, conforme programação, das 17h às 20h

 

 A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul inicia nesta segunda-feira (5), a programação especial da campanha Novembro Azul. O mês é dedicado à saúde dos homens, buscando estimular o autocuidado da população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata.

 

Quatro unidades de saúde do município irão trabalhar a saúde do homem durante este mês no período noturno: ESFs dos bairros Vila Nova, Jardim Itália, Horizonte e Guanabara. O atendimento acontece das 17h às 20h para consultas médicas e odontológicas, aconselhamento, testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis e encaminhamento para exames. Nos demais ESFs, as equipes estarão atuando das 8h às 17h.

 

Conforme a secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez os homens precisam cuidar mais de si e esses horário diferenciados tem oportunizado o acesso, melhoria e a prevenção. “Doenças com malignidade estão cada vez mais aparecendo, o que requer a  atenção redobrada do público masculina. Por esta razão, as equipes de ESFs se empenharam para disponibilizar o atendimento estendido para que todos possam aproveitar esse momento. Também fizemos um apelo às mulheres para que possam acompanhar seus homens que são mais resistentes para que possam fazer os exames de prevenção. Além disso, o médico urologista deverá estar conosco neste mês e chamaremos os pacientes que estão na fila pela ordem do sistema de regulação para a consulta”, destaca.

 

 A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas. O diagnóstico precoce da doença é essencial, e este é realizado por meio do toque retal e da dosagem do PSA no sangue onde se pode avaliar a próstata. A realização dos exames preventivos deve acontecer uma vez ao ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica.

 

 Cronograma de atividades

 

ESF Vila Nova, atendimento nos dias: 01,05,08,12,15,19,22,26 e 29, das 17 às 20h

ESF Jardim Itália, atendimento nos dias 06,07,13,14,20,21,27 e 28, das 17 às 20h

ESF Horizonte, atendimento nos dias: 06,13,20 e 27, das 17 às 20h

ESF Guanabara, atendimento nos dias: 06,13,20 e 27, das 17 às 20h

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar