---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Pela primeira vez, Saúde de Cocal do Sul começa a disponibilizar próteses dentárias pelo SUS

Publicado em 16/11/2018 às 09:14 - Atualizado em 16/11/2018 às 09:14

O sonho de voltar a sorrir esta prestes a ser realizado na vida do servente e serviços gerais, Gilson Morais, de Cocal do Sul. Ele é uma das 20 pessoas que serão beneficiadas neste mês de novembro com a colocação de prótese dentária pela Secretaria de Saúde do município. O paciente aguardava pela oportunidade há seis meses, depois de receber a avaliação de que seus dentes não tinham mais tratamento.

 

“Minha única opção era arrancar todos os dentes e colocar uma prótese. Fiquei sem nada, mas a prótese não tinha condições de comprar. Meu salário é pequeno demais para um custo tão alto. Também não estava mais saindo de casa pela vergonha. Pra mim essa notícia é um presente. Já fiz o primeiro encaminhamento dos quatro ou cinco que virão. Estou contando os dias para estar com o sorriso novo”, afirmou Gilson no consultório. 

 

Os primeiros atendimentos e encaminhamentos foram realizados nesta semana, no ESF Centro, local onde serão realizados os procedimentos. O município terá capacidade de confeccionar 20 próteses por mês, entre elas a total e a parcial, onde o paciente já tem alguns dentes e o espaço é preenchido. O trabalho será realizado pela equipe especializada do Cisamrec. Em Cocal do Sul estão atuando a dentista, Doutora Kissila Mel Trindade Costa e o Protético, Abadir José Ignácio.

 

Segundo a secretária de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez esta é uma conquista para o nosso município e população. “Esta aquisição importantíssima. Passamos a oferecer pela primeira vez mais um serviço essencial à população que vai além da Atenção Básica. Nós estávamos aguardando desde 2015 a aprovação do credenciamento junto ao Ministério da Saúde e em agosto deste ano, depois de três anos de espera, conseguimos o recurso para oferecer o serviço de qualidade aos pacientes que não tem condições de custear a prótese dentária que custa em média R$ 800,00. A saúde bucal influencia na saúde física, não só estética. A partir de agora as equipes farão todo processo de busca dos pacientes mediante a critérios de prioridade”, ressalta Sinara.

 

Conforme informações da Dra. Kissila Mel trindade Costa o processo vai seguir o mesmo atendimento de consultório particular. “O usuário terá a sua prótese na mesma agilidade. O procedimento leva até cinco consultas para ser concluído, seguindo todos os passos necessários até a utilização”, explica. 

 

A Secretaria de Saúde informa que os pacientes que possuem a necessidade de prótese devem procurar pela Unidade de Saúde de seu bairro para fazer a avaliação. 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar