Cocal do Sul realiza VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicado em 23/11/2018 às 08:16 - Atualizado em 23/11/2018 às 08:16

O município de Cocal do Sul realizou na tarde desta quinta-feira (22), a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Governo Municipal e Secretaria de Assistência Social debateu sobre os principais desafios e decidiu as prioridades para as políticas de atendimento a crianças e adolescentes.

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, a Conferência foi aberta pela vice-prefeitura, Cirlene Gonçalves Scarpato e a presidente do Conselho Municipal, Jordana de Souza Bortolotto de Fáveri. A cerimônia também contou com o pronunciamento da secretária de Assistente Social, Angela Mandes Anjo e da jovem Ana Paula Martins Cardoso que representou todas as crianças e adolescentes. O evento reuniu ainda representantes do governo e da sociedade civil que lotaram o auditório da Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade. Uma palestra ministrada pela Assistente Social Sílvia Simon, abriu os trabalhos com foco no tema apresentado.

“A conferência dos direitos da criança e do adolescente tem o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas e propor novas ações para a implementação de políticas de atendimento voltados para crianças e adolescentes, visando a garantia seus direitos. Um trabalho em conjunto que visa a cooperação, fiscalização e ação de toda a sociedade”, afirmou a vice-prefeita, Cirlene.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a conferência é de extrema relevânciae assim deve ser considerada pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações. “Gostaria de agradecer os membros do Conselho e Governo Municipal pelo empenho e dedicação para que pudéssemos apresentar e desenvolver esta conferência. Sabemos que é fundamental a integração de todos os representantes presentes e do sistema de garantia dos direitos. Que consigamos não apenas propor, mas cumprir e conquistar o direito dessas crianças e adolescentes. Obrigada a todos pelo engajamento e responsabilidade. Esse nosso espaço é de participação, controle social e de conquista de direitos”, ressaltou Jordana.

A Conferência contou com a participação de vereadores, secretários municipais, diretores escolares, professores, procuradores, funcionários da prefeitura, membros dos conselhos tutelares e dos conselhos do município, Lions, escoteiros, Apae, IMG, Coopercocal, associações, institutos, igrejas, Polícia Militar, CIEE, Associação Saúde Saber e Assistência Integral (ASSAI), pais, adolescentes e comunidade.