Candidatos ao Conselho Tutelar de Cocal do Sul são apresentados à população

Publicado em 09/04/2019 às 07:19 - Atualizado em 13/09/2019 às 12:33

O município de Cocal do Sul realizou no dia 5 de setembro, a apresentação dos catorze candidatos que disputam as cinco vagas titulares ao Conselho Tutelar.  O ato ocorreu no Auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski e contou com a presença do prefeito Ademir Magagnin, vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato, presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Jordana de Souza Bortolotto De Fáveri, vereadores e secretários municipais.

Durante o encontro, os presentes conheceram o processo de escolha que iniciou com a inscrição de 15 candidatos, seguido de um curso preparatório a respeito dos direitos da criança e do adolescente e conhecimentos de informática com duração de dois dias, além de uma prova classificatória que habilitou 14 candidatos. Também foi apresentado o Conselho Especial Eleitoral de Cocal do Sul composto por Jordana de Souza Bortolotto de Faveri (presidente), Rosiclei Prior Viola (secretaria) e membros, Janaina da Soler, João Geraldo Echeli, Tamara Joaquim da Rosa e Danielle Regina Szyndrowski.

Para o prefeito e a vice-prefeita é importante que todos estejam engajados em uma eleição e voto pautado pela ética e dedicação de fazer realmente o que rege o trabalho de um conselheiro tutelar no município. “O voto precisa ser responsável, pois este é um cargo de extrema importância pela causa infantil. É preciso ter motivação, empenho e amor nesta atuação que requer atenção e comprometimento com zelo às nossas crianças e adolescentes diante de todos os direitos que lhe cabem”, ressaltaram Ademir e Aninha.

Segundo a Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Jordana de Souza Bortolotto de Fáveri colocar-se à disposição deste cargo é realizar uma entrega em defesa dos direitos da criança e do adolescente e, principalmente ter como prioridade, o respeito o diálogo e o amor. “O Conselho Tutelar  é um órgão público municipal que tem como missão representar a sociedade na proteção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, contra qualquer ação ou omissão do Estado ou dos responsáveis legais, que resulte na violação ou ameaça de violação dos direitos estabelecidos pelo ECA.  Não é apenas um cargo, a sociedade precisa entender que ser conselheiro é um ato de extrema responsabilidade. Por isso precisamos escolher as pessoas certas e habilitadas para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível”, alega.

Eleição

Na votação de 6 de outubro (domingo), os eleitores poderão escolher 5 conselheiros titulares e 5 suplentes por meio do voto direto, secreto e facultativo. Cada eleitor poderá votar em um candidato. A eleição ocorrerá das 8 às 17h, na Escola Municipal Demétrio Bettiol. Para votar, é preciso apresentar documento com foto.

Candidatos

CANDIDATO