Ação no dia Mundial da Saúde resulta em quase 700 atendimentos

Publicado em 09/04/2019 às 07:25 - Atualizado em 09/04/2019 às 07:25

O sábado (06) foi de ação em promoção à saúde em Cocal do Sul. Com todos os ESFs abertos e cerca de 60 profissionais envolvidos, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou serviços de enfermagem, odontologia, auriculoterapia, vacina contra a Febre Amarela, saúde mental (CAPS) e orientações a toda a população. Quase 700 atendimentos foram realizados durante todo o dia, bem como 547 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela.

A ação é alusiva ao dia Mundial da Saúde, celebrado neste domingo, 7 de Abril, e teve como objetivo conscientizar, orientar e promover a prevenção.

“Eu trouxe a minha família para fazer a vacina contra a febre amarela. Essa iniciativa é muito importante. Uma oportunidade, pois todos nós trabalhamos durante a semana”, afirmou o motorista Dimas V. Da Silva.

O jovem Willian Sena de Souza realizou atendimento odontológico de emergência e parabenizou os serviços. “O atendimento no sábado ajudou muito, pois os horários disponíveis durante a semana não me permitiam por causa do trabalho. Tenho amigos que também vieram fazer a vacina. Foi muito bom”, observou.

Durante a manhã, a equipe do Unibave e agentes de saúde também passaram no comércio e residências no Centro da cidade para recolher medicamentos vencidos ou não mais utilizáveis. A iniciativa contempla o projeto Reciclando Medicamentos. Outro serviço disponível para as pessoas conhecerem foi a auriculoterapia. Todos os postos tiveram atendimento de acordo com os horários determinados. A cuidadora Ana Zanette conheceu o serviço no ano passado e quando soube que estaria disponível neste sábado, garantiu a aplicação. “Esse tratamento é muito bom. São sementinhas colocadas no ouvido que proporcionam calma, nos deixa menos ansiosa, ajuda no dia a dia, é natural e faz muito bem a saúde. Uma terapia alternativa que torço para que todos possam ter acesso”, ressalta.

Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Ademir Magagnin, a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e a secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez.

"Mais uma vez a equipe de saúde de Cocal do Sul esta de parabéns. Foi um sábado muito produtivo em atendimentos, orientações e conscientização. Só temos a agradecer a todos os profissionais envolvidos pela dedicação e comprometimento e a população pelo comparecimento”, finaliza Sinara.