Obra de drenagem alterará trânsito no Centro de Cocal do Sul a partir desta segunda-feira, 15

Publicado em 11/04/2019 às 15:17 - Atualizado em 11/04/2019 às 15:17

O Governo Municipal de Cocal do Sul comunica a todos os Sul-Cocalenses e motoristas da região que passam pelo município que, em função da continuidade das obras de drenagem para conter as cheias na Rua Paulino Búrigo, o trânsito será alterado.

A partir do dia 15 de Abril, os trabalhos serão retomados mediante as condições climáticas, a partir da Rua Paulino Búrigo, em frente à igreja matriz. O serviço cortará a Avenida Dr. Polidoro Santiago seguindo em direção a loja Benoit (apenas referência), onde terá a ligação com a drenagem existente.

A obra de melhoria para evitar alagamento na área central iniciou na Rua Edson Gaidzinski em direção a Rua Paulino Búrigo. Este trecho de aproximadamente 100 metros esta concluído. A nova etapa compreenderá cerca de 190 metros de extensão, além da instalação de três novas caixas de ligação para coleta das águas na rua Paulino Búrigo.

Conforme o prefeito municipal, Ademir Magaganin com as obras de drenagem, o trânsito no Centro da cidade passará por uma experiência de desvio de fluxo de veículos. Ou seja, a Avenida Dr. Polidoro Santiago terá mão única no trecho entre o Guollo Materiais de Construção até o supermercado Bistek (apenas referência). “Nós acreditamos que essas mudanças trarão resultados positivos para a mobilidade urbana, reduzindo em até 50% o fluxo na Avenida principal. Desta forma nós estaremos também avaliando a opinião pública em relação a todos os pontos alterados”, explica o prefeito.

Como ficará o trânsito no Centro da Cidade

Nos últimos dias, a Secretaria de Obras e o Sistema Municipal de Trânsito realizaram algumas melhorias de acessos e colocação da sinalização. Na Avenida Polidoro Santiago, o alargamento do trevo próximo ao supermercado Bistek (apenas referência) foi realizado. Uma rótula também está sendo feita próximo ao Guollo Materiais de Construção (apenas referência) com espigão, de forma móvel, para não danificar o asfalto.

Para quem trafega sentido Criciúma a Urussanga passando pela Av. Polidoro Santiago, a via será de mão única. Para quem vem de Urussanga terá que convergir à direita pela rua Guy Marcos Nunes de Souza, ao lado do Supermercado Bistek em direção a Dr. Edson Gaidzinski.

Na Rua Paulino Búrigo, o trânsito será alterado para mão única, no sentido Posto Denoni até a esquina com a rua Dr. Edson Gaidziski.  Ficará proibido dobrar à esquerda pela Av. Dr. Polidoro Santiago.

Já as ruas transversais que dão acesso para a Avenida Polidoro Santiago atenção para as modificações. A Irmã Julia (onde está localizado o Cartório - apenas referência) será a rua de retorno para quem vai para o bairro Jardim Elizabeth, ou seja, só seguirá da Polidoro Santiago para a Edson Gaidzinski. Ao contrário da via Padre Francisco Shilinski (rua Auto Escola Voluz - apenas referência), que estará proibida a entrada pela Av. Polidoro Santiago.

Mudança no acesso ao transporte escolar do Colégio Estadual Professor Padre Schuller

Na Rua Dr. Edson Gaidzinski onde está localizado o Colégio Estadual Professor Padre Schuller não haverá mais o acesso para ônibus escolares em frente à Instituição de ensino.  A condução será feita pela rua David Ozelame, fundos do Colégio Padre Schuller pela Rua Paulino Búrigo.

“Para a melhoria do acesso e questão de segurança, os motoristas que transitam pela Guy Marcos Nunes de Souza não poderão mais dobrar em direção a Paulino Búrigo. A subida continuará normal, apenas a descida estará proibida”, explica o diretor de trânsito, Luciano Brolesi.

Outro ponto que sofrerá mudança é para quem vem do bairro Brasília e deseja passar pelo Bistek. Não será permitido convergir à esquerda em direção a igreja matriz e nem seguir reto pela Guy Marcos Nunes de Souza. “A sinalização já esta no local, próximo a pracinha, para que os motoristas possam se acostumar. Para fazer o retorno, será preciso ir até o trevo alemão de acesso ao bairro São João e fazer as conversões devidas até chegar a Dr. Edson Gaidzinski.

Mais informações pelo telefone:

99978-9183 – Prefeito Ademir Magangin

99697-8945 – Luciano Brolesi