Empresários concluem capacitação em educação empreendedora e técnica de gestão

Publicado em 15/05/2019 às 16:30 - Atualizado em 15/05/2019 às 16:30

Treinamento foi oportunizado pelas prefeituras de Cocal do Sul e Urussanga e reuniu 40 profissionais

A noite desta terça-feira (14) foi marcada pela satisfação de 40 empresas que concluíram um amplo treinamento na área de sustentabilidade empresarial.

O curso ministrado pela Wenova Corporat  foi oportunizado pelos Governos Municipais de Cocal do Sul e Urussanga com o objetivo de fomentar os negócios, promover o crescimento e inovar por meio de técnicas de gestão eficazes.

O projeto “Educação Empreendedora” teve início em março. Ele ocorreu de forma intinerante, em Cocal do Sul e Urussanga, e contou com 10 encontros somando 40 horas/aula. Participaram do encerramento do curso a vice-prefeita de Cocal do Sul, Cirlene Gonçalves Scarpato, Secretário de Administração, Finanças e Planejamento e presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Clédio Fachin, prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, o economista Enio Coan e secretários municipais de Cocal do Sul.

A proprietária da empresa Roma Criação Emontagem para Estande, Vanessa Borga destacou as mudanças que a capacitação já gerou em seus negócio e os avanços alcançados.

“Nós perdíamos muitas oportunidades para o concorrente. Temos qualidade e deixávamos a desejar na velocidade do negócio e mostrar ao cliente todos os nossos diferencias. Nós não tínhamos essa visão. E esse curso nos fez acordar e atuar de forma diferente e com resultados positivos. Outro ponto importante foi a pergunta: e se o showroom acabar, o que a minha empresa vai fazer? Eu nunca havia pensado nisso e se de fato acontecesse, teria que fechar a minha empresa. Por isso é preciso parar, pensar... Isso foi a chave para mim e várias respostas surgiram , pensando lá na frente. Também consegui desenvolver técnicas de gestão de colaboradores. Hoje consigo dar conta de tudo e de 12 funcionários, passei para 20 para dar suporte e promover o crescimento. Estou muito feliz e realizada”, pontuou.

Para o empreendedor Ricardo Alexandre Denoni, da Rialer Indústria Química , esta capacitação foi importante para tirar o empresário do automático.

“Acabamos ficando focados nos processos do dia a dia, no operacional, o que não nos permite projetar com mais a finco. Toda essa bagagem do treinamento faz a gente pensar o negócio, se preocupando com mais metas e planejamento”, avaliou.

A vice-prefeita agradeceu a parceria entre o poder público e os empresários.

“O sucesso dos nossos empresários é o sucesso de uma cidade bem sucedida.

Espero que todos possam levar e colocar em prática o que aprenderam e é positivo ao desenvolvimento”, relatou Aninha.

Para o secretário Clédio Fachin é gratificante quando se consegue identificar as necessidades e proporcionar um projeto que atinja a expectativa dos envolvidos. “A empresa responsável pela capacitação apareceu no momento certo, conseguimos viabilizar esta oportunidade e hoje temos retornos positivos da participação do grupo. Já pude ver planos e metas sendo colocados no dia a dia. Torço muito para que todos consigam traduzir o que aprenderam em práticas para poderem avançar de forma planejada e visão empreendedora”, declarou.

As empresas participantes de Cocal do Sul foram: Andrea Maria de Souza, Ary João Campos ME, Colatech Indústria de Argamassas e Rejuntes, Creta Artefatos de Concreto, Expositores AELLI, Indústria e Comércio de Madeiras, Jota Silva Móveis e Serviços, JVA Transportes, Maqespera Máquinas e Equipamentos Eirele, Metalúrgica SJF, Nadir Maria Zuchinalli, Omega Comércio de Corantes Cerâmicos Eirele, Plasmac Reciclagem, Rialer Indústria Química, Roma Criação Emontagem para Estande, Rosguiar Manutenção e Equipamentos, Sandra Regina Bonomi Bez Fontana, Thor Indústria e Comércio, Hidralfor Implementos Rodoviários e Olivos.