Pacto de Amizade: Projeto de Lei é aprovado por unanimidade pelos vereadores e sancionado pelo prefeito

Publicado em 08/08/2019 às 11:06 - Atualizado em 08/08/2019 às 11:08

O projeto de Lei do Executivo, PE Nº. 27/19, que institui o Pacto de Amizade entre os municípios de Cocal do Sul e Soverzene, da província de Belluno, na Itália, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Cocal do Sul, nesta terça-feira (6). O projeto foi sancionado nesta quinta-feira (8), pelo prefeito Ademir Magagnin.

“O Pacto de Amizade será um grande passo para a valorização da nossa cultura. Está é uma oportunidade de estreitarmos os laços culturais, de cooperação para promover os costumes, história, tradições e origem trazidas em 1880 com a chegada dos primeiros italianos. Com o projeto transformado em Lei, a partir da próxima semana, encaminharemos toda documentação para Soverzene e ao Consulado juntamente com o pedido do Pacto de Amizade. E, desta forma, organizar o ato oficial de assinatura entre as duas cidades, que acontecerá em dois momentos, na Itália e no Brasil”, ressalta o prefeito Magangin.

O Pacto de Amizade está sendo conduzido pelo Governo Municipal e pela entidade que representa a italianidade no município, o Círculo Italiano. O objetivo é reaproximar a origem italiana pela semelhança entre duas cidades em questões culturais, sociais e na sua descendência, bem como, fomentar o conhecimento por meio de intercâmbios sociais, culturais, turísticos, tecnológicos, científicos e econômicos entre os municípios.

Sobre Soverzene

De Soverzene partiram muitas famílias para a região Sul, mais precisamente Cocal do Sul. Entre elas, a família Búrigo que muito contribuiu e contribui para o desenvolvimento econômico e cultural. Soverzene está localizada na margem esquerda da Piave, perto de Pian di Vedoja, na província de Belluno, na Itália. A notoriedade de Soverzene está ligada principalmente à grande usina hidrelétrica localizada dentro de uma cavidade escavada na rocha da montanha acima.

A paróquia foi construída apenas em 1975, mas anteriormente, a partir de 1977, tinha dignidade de uma curazia. A igreja é dedicada a São Lorezo Martire. O panorama artístico é completado por algumas importantes obras de madeira, incluindo um retábulo significativo. Apesar do seu tamanho modesto e uma população de cerca de 500 habitantes, Soverzene é o lar de algumas empresas industriais e artesanais que operam no setor de óculos, nos processos de galvanoplastia, construção, mercearia e catering.