Farmácia do SUS ganha novo espaço físico e atendimento humanizado

Publicado em 22/08/2019 às 14:28 - Atualizado em 22/08/2019 às 14:28

O Governo Municipal de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Saúde entregou aos pacientes do SUS as novas instalações da Farmácia Municipal. Aberto recentemente e recebendo os últimos ajustes, o novo espaço, com área de 205 metros quadrados, dispõe de estrutura adequada às normas técnicas e ambientes equipados para o atendimento da população.

A farmácia está instalada na rua Rua Jorge Meneghel, 441, Bairro São João (próximo ao Ginásio de Esportes), e recebeu o investimento de mais de R$ 50 mil, incluindo uma câmera fria. Localizada em um ponto de fácil acesso, ela também abriga o Centro de Abastecimento Farmacêutico, oferece atendimento especializado e possui um ambiente de dispensação de medicamentos com guichês e painel de senha eletrônico.

“A nova instalação ficou ótima. Tudo muito organizado, bem preparado e sem tumulto. O novo local também ficou muito melhor para mim, agora é mais perto e todos são muito atenciosos”, avalia o aposentado Lauro Sartor.

Para a senhora Lorentina N. dos Santos o espaço também só trouxe melhorias.

“Ficou muito bom, não podemos reclamar de nada. Nunca faltou medicamento para mim e o atendimento merece os parabéns”, afirma.

A Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez destaca o trabalho desenvolvido pela equipe da farmácia e a importância de um local adequado para a prestação do serviço.

"Entregamos um espaço estruturado que atende todas as exigências para o armazenamento e dispensação, o que garante a qualidade dos medicamentos e um atendimento totalmente humanizado. Hoje temos um ambiente onde as pessoas ficam bem acomodadas, com acessibilidade, almoxerifado separado e organizado. Também, nós próximos dias contaremos com mais uma farmacêutica para realização dos serviços, pois além do atendimento ao público temos a parte de licitações, compra, conferir tudo o que entra a sai, colocar os medicamentos no sistema, acompanhar os mais de mil processos administrativos e judiciais, distribuição aos ESFs, entre outros pontos burocráticos.

Acredito que quem ganha com tudo isso é a população e eu só tenho a agradecer a nossa equipe que atua na farmácia pelo profissionalismo e dedicação aos nossos usuários e a Administração Municipal por oportunizar a melhoria”, declara.

De acordo com o prefeito Ademir Magagnin esse investimento era necessário, pois ouve o aumento de mais de 30 % de pessoas que estão frequentando a farmácia. “Antes a nossa média de atendimento era de 250 pessoas por dia, hoje passa de 300. Além disso, nós ampliamos de forma expressiva o investimento em medicamentos. Temos licitados 253 itens de medicamentos básicos comprados pelo município, e muitos outros disponibilizados através dos outros programas existentes. No ano passado gastamos mais de 670 mil na aquisição de remédios. Neste ano, até agosto, já foram R$ 506 mil”, salienta.

A equipe da farmácia é composta pelas profissionais farmacêuticas Fátima Pignatel Teixeira, Fernanda Biscaro de Oliveira, a atendente Odete de Melo Paim e duas  estagiárias.