Encontro celebra dia das Agentes de Saúde

Publicado em 08/10/2019 às 14:48 - Atualizado em 08/10/2019 às 14:48

Nesta segunda-feira (7), a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul reuniu todas as Agentes Comunitários de Saúde do município para uma tarde diferente para celebrar o Dia Nacional da profissão.  O objetivo do encontro foi homenagear as profissionais consideradas o principal elo entre a comunidade e a saúde por meio de uma confraternização.

Durante o encontro foram compartilhados experiências e abordados assuntos como prevenção à meningite e campanha de vacinação. O prefeito, Ademir Magangin, vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez e as enfermeiras, Gilmara Viel e Morgana Bosa Maccari também participaram do momento.

“Hoje, dentro da estratégia de Saúde da Família, os agentes são o elo da população com a Unidade de Saúde e auxilia na prevenção de várias doenças, como também é possível determinar as condições de risco de doenças e que precisam de uma abordagem diferenciada pela equipe de saúde”, explicou Sinara.

O prefeito Ademir ressaltou a importância das agentes na ampliação do trabalho de integração na rede municipal de saúde. “Esse profissional liga a comunidade aos  profissionais que compõem as equipes de saúde da Prefeitura, pois eles atuam diretamente com as famílias e conhecem a realidade dos moradores”, destacou.

Os agentes de saúde são os responsáveis pelas atividades de prevenção a doenças, promoção da saúde e controle de endemias, por meio de vistorias às residências, depósitos e terrenos baldios. Além disso, os agentes passam para a população orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e outros tipos.