Dia de Campo reúne cerca de 100 agricultores em Cocal do Sul para aprimorar técnicas de produção e qualidade da carne bovina com base no processo de fenação

Publicado em 16/10/2019 às 13:10 - Atualizado em 16/10/2019 às 13:10

Visando o desempenho satisfatório dos animais durante o decorrer do ano, a produção de feno na propriedade demonstra ser uma tecnologia que visa auxiliar os produtores em relação ao manejo nutricional do rebanho em épocas de entressafra na produção de forragens. Essa prática ainda pouco difundida foi tema de aprimoramento e troca de experiência durante o DIA DE CAMPO promovido pelo Governo Municipal de Cocal do Sul, Secretaria de Agricultura e Epagri, com o apoio da Cooperativa Auriverde. O prefeito Ademir Magagnin e a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato abriram o evento.

O evento reuniu cerca de 100 agricultores e produtores do município e da região na propriedade da família do agricultor Laudecir José Rosso e Arnon Rosso, na localidade de Rio Comprudente, com o objetivo de mostrar as vantagens e resultados desta técnica na prática.

Uma série de palestras e técnicas foram abordadas com foco no melhoramento animal e qualidade da carne, máquinas para produção de feno e processo de fenação, e a fertilização de solo para forrageiras. Os temas foram apresentados pelos profissionais, médico veterinário Marcelo Tubino Bortolan (Epagri), engenheiro agrônomo, Cleyton José Pereira (Epagri) e pelo técnico agrícola, Rivaldo dos Santos Teixeira (Cooperativa Auriverde).

Feno é um alimento volumoso obtido através do corte e desidratação em campo a partir de plantas forrageiras. Segundo Cleiton  embora a produção de feno não seja uma prática largamente difundida na maioria das propriedades rurais, sua respectiva produção não exige grandes dependência de maquinários e, portanto, é possível ser produzido em pequenas, médias e grandes propriedades.

“A utilização do feno na alimentação permite que os animais recebam uma quantidade de nutrientes diários, o que ameniza as perdas que ocorrem devido à diminuição na produção das forragens. A técnica de fenação pode ser utilizada com estratégia de complementação da dieta do gado em períodos de baixa produtividade do pasto. A fenação proporciona segurança alimentar ao rebanho, garantia de produção e armazenamento longo da forragem sem perder seu respectivo valor nutricional”, relata.

Segundo o proprietário Arnon Rosso, responsável pela tecnologia do feno na propriedade, essa capacitação é importante para que o produtor possa visionar ter grandes rebanhos em menos áreas e ter o feno como um complemento de uma dieta para o animal.

“Estamos iniciando um novo mercado na região e muitos não têm o conhecimento do produto feno. Outros tem dificuldade de absorver a ideia porque atuam no modo antigo, onde os bois precisam estar soltos no pasto. É importante destacar que esse trato é feito a mais de 90 anos em países que passam por temporadas longas de frio. Eles armazenam em épocas produtivas para ter reserva no inverno. E isso só interfere em bons resultados para as pessoas que usam esse trato na dieta do animal. A qualidade e desenvolvimento do animal são superiores a utilizada pela maioria dos produtores aqui”, relata.

O evento encerrou com um almoço de confraternização tendo como prato principal a carne bovina. Também contou com o apoio da Coopercocal e transmissão ao vivo da  Rádio Eldorado, com Silmar Vieira.

Mais informações: 98826-7403 -  Arnon