Semana da Saúde Bucal tem foco no idoso e equipe odontológica promove bingo educativo para tratar sobre prevenção de doenças e manutenção dos dentes

Publicado em 31/10/2019 às 07:26 - Atualizado em 31/10/2019 às 07:26

É possível envelhecer e manter a saúde bucal em dia, mas para isso o fundamental é a prevenção. Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul realizou a Semana da Saúde Bucal com foco no Idoso. Todas as equipes de odontologia se reuniram no Centro Dia do Idoso para tratar sobre um dos maiores desafios da terceira idade: a manutenção da saúde bucal.

Segundo última pesquisa realizada pelo IBGE, 41,5% das pessoas acima de 60 anos já perderam os seus dentes e somam mais de 23,5 milhões de pessoas no Brasil. A falta de cuidados com a higiene bucal nesta fase da vida pode causar câncer, lesão mucosa bucal, xerostomia (boca seca), cárie de raiz, endocardite e atritição/abrasão (bruxismo ocasionado pelo hábito de apertar e ranger os dentes).

O evento de prevenção contou com a presença do prefeito Ademir Magagnin, vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato, secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez e das equipes de saúde bucal do município.

De forma lúdica e divertida, a equipe interagiu com aproximadamente  300 idosos por meio do Bingo Educativo. Durante a atividade, a cada pessoa ganhadora, um tema foi exposto. Os profissionais orientaram sobre câncer de boca, manifestações de lesões bucais, próteses e seus cuidados, doenças periodontais na terceira idade, mau hálito, boca seca, entre outros. Os ganhadores receberam prêmios doados e confeccionados pela APAE e CAPS do município.

De acordo com a cirurgiã-dentista, Giovana Galato “no Brasil, e em nosso município existem muitos pacientes idosos desdentados. Mas as equipes de saúde bucal da saúde da família trabalham diariamente com ações preventivas e de promoção de saúde para mudar esses índices”, explica.

As atividades da Semana da Saúde Bucal iniciaram no último sábado (18), em ação realizada na praça da igreja matriz durante o evento promovido pela CDL. A equipe de saúde atuou com a prevenção e orientações de doenças bucais. Atenciosamente