---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Novembro Azul: Horário estendido convoca homens para atendimento e prevenção ao câncer de próstata

Publicado em 31/10/2019 às 07:29 - Atualizado em 31/10/2019 às 07:41

Depois das mulheres, é a vez dos homens terem um olhar diferenciado à saúde e a prevenção. A partir desta sexta-feira (1), o Governo Municipal de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Saúde inicia a Campanha Novembro Azul e reforça a prevenção do câncer de próstata. 

 

Com o tema estabelecido pela Sociedade Brasileira de Urologia: “Seja Herói da sua Saúde – oriente-se sobre o câncer de próstata”, a campanha 2019 busca alertar que não basta apenas estar bem fisicamente para garantir o bem-estar, é preciso focar nos problemas do dia a dia, buscar sempre a prevenção e estar atento quanto a necessidade de procurar ajuda especializada caso seja necessário, deixando o preconceito de lado.

 

No município, o horário estendido fará parte da ação para motivar os homens a participarem da campanha, das 17h às 20h, conforma programação de cada ESF. “Nós estaremos disponibilizando consulta, exames, testes rápidos feitos pela enfermagem, atendimento odontológico, encaminhamento com especialista, entre outras. É muito importante que o homem busque pela sua unidade de saúde e se informe”, ressalta a secretária de saúde, Sinara Crippa Milanez.  

 

Saiba mais sobre o Câncer de Próstata ( Ministério da Saúde)

O que é câncer de próstata?

Câncer de próstata é o tumor que afeta a prostata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

 

Em 2018, as estimativas apontaram 68.220 novos casos. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um
crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer). 

 

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

O que é a próstata?

próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

 

Quais os fatores de risco?

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:

  • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

 

 

Sinais e sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar