Fundac recebe prêmio de Ação Ambiental do Cirsures

Publicado em 19/12/2019 às 06:53 - Atualizado em 19/12/2019 às 06:53

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Cocal do Sul (Fundac) recebeu nesta quarta-feira (11), o reconhecimento pelas práticas ambientais desenvolvidas em 2019. O município ficou em terceiro lugar na primeira edição do Prêmio de Ação Ambiental – Gestão de Resíduos Sólidos”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures).

A cerimônia de premiação ocorreu no auditório do Cirsures e contou com a presença dos prefeitos que compõem o Consórcio, imprensa e convidados.O prefeito Ademir Magagnin, a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, o superintendente da Fundac, Felipe Pacheco e a fiscal de meio ambiente, Natália Spricigo Maragno, receberam além de troféu, um GPS.

A iniciativa do prêmio visa difundir iniciativas bem-sucedidas nos municípios consorciados e realizar este reconhecimento anualmente. Para o prefeito Ademir é gratificante receber esse reconhecimento, principalmente tratando-se de meio ambiente e coleta seletiva. “Nós temos esse cuidado de estar promovendo cada vez mais ações que contribuam para a conscientização das pessoas em relação à coleta seletiva. Entendemos que sem a colaboração da população não chegamos em lugar algum. E esse prêmio vem para nos motivar e mostrar que estamos no caminho certo. Parabéns a toda equipe técnica da Fundac”, ressalta.

A ideia do prêmio é fazer com que as fundações do meio ambiente de cada município se envolvam e colaborem com a causa dos resíduos sólidos em seu município. “Essa é uma iniciativa que só vem para contribuir com o desenvolvimento sustentável, principalmente na área de gestão de resíduos sólidos. Nossa equipe está de parabéns pela atuação e quem ganha é a cidade que conta com esse engajamento responsável e com práticas que fazem a diferença”, relata o superintendente da Fundac, Felipe Pacheco.

Cada ação apresentada pelas Fundações gerou uma pontuação no processo de escolha. Cocal do Sul se destacou em inúmeras iniciativas, entre elas, limpeza das lixeiras para recicláveis (Coleta Seletiva), coleta de eletrônicos, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha usados em eventos na cidade, conscientização durante o desfile de 7 de setembro, abordando o tema coleta seletiva dos resíduos sólidos, coleta de óleo de cozinha usado em parceria com o Grupo de Escoteiros, Associação Clube de Mães do Bairro Cristo Rei e a Creche Maria Zilda Búrigo Bosa, participação do mutirão de limpeza na Rodovia SC-108 promovido pelo Lions Clube, ações de limpeza nos bairros e colocação de placas sinalizadoras. A equipe realiza ainda orientação sobre a coleta e destinação dos resíduos sólidos em eventos na cidade e disponibiliza lixeiras de resíduos recicláveis e de resíduos não recicláveis. Além disso, a Fundac é ponto de coleta e recebe resíduos como pilhas, baterias, lixo eletrônico, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha usado. As lixeiras ficam à disposição na sede da FUNDAC para a comunidade durante todo ano, e após, estes resíduos são encaminhados ao destino ambientalmente correto.

1º Lugar

Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (FUMAF)

2ª Lugar

Fundação Municipal do Meio Ambiente de Siderópolis ( FAMSID)