---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Centro de Triagem de Cocal do Sul completa 50 dias

Publicado em 15/05/2020 às 07:48 - Atualizado em 20/05/2020 às 10:23

O local recebeu adaptações e equipamentos de acordo com as normativas da ANVISA e do Ministério da Saúde.

O Centro de Triagem de Cocal do Sul criado para atendimento de Síndromes gripais/COVID-19, completou 50 dias esta semana (12/05). Localizado no Centro do Idoso, Bairro Jardim Itália, já atendeu 390 pacientes, onde dos 89 pacientes monitorados, 69 já receberam alta e 20 seguem em monitoramento.

Segundo os dados notificados pela Vigilância Epidemiológica Municipal até momento: 38 casos descartados (todos com realização de coletas enviadas para o LACEN), casos considerados suspeitos são cinco, também todos com coletas de exames aguardando resultados do LACEN. Até o momento 49 coletas foram realizadas.

Desde o início da pandemia o município contabilizou seis casos, sendo um óbito homem de 61 anos que apresentava outras comorbidades. Este caso deverá aparecer diariamente no boletim epidemiológico como confirmado.

O local recebeu adaptações e equipamentos de acordo com as normativas da ANVISA e do Ministério da Saúde, e conta com uma equipe devidamente habilitada, com médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, higienizadoras e suporte dos profissionais de odontologia e outros.

Segundo a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez, as ações de enfrentamento a pandemia realizadas pelo município são de fundamental importância. “A cada momento traçando novas estratégias para melhorar os índices epidemiológicos e os resultados positivos virão. Mas a sociedade precisa estar unida, e levar a sério as ações de prevenção e cuidados”, comenta Sinara.

Atendimento

O Centro de Triagem atende das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os pacientes com sintomas relativos a COVID-19 direcionadas para triagem após esse horário, devem procurar o pronto atendimento que tem horário de funcionamento até às 22h de segunda a sexta e nos sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. Nos casos de muita necessidade dirigi-lo aos hospitais da nossa região.

Os monitoramentos vêm acompanhados pela equipe dos Estratégia Saúde da Família (ESF´s) e da Vigilância epidemiológica, que orienta os pacientes e os familiares sobre o quadro clínico apresentado.

Com relação à notificação dos casos confirmados ou monitorados além dos serviços de saúde do município (Pronto atendimento/ESF´s) eles podem vir de diversos outros setores públicos e privados: hospitais, clínicas, centro de triagens, UPAS, laboratórios privados ou até de outros Estados onde quer que os pacientes do nosso município sejam atendidos deverá existir a notificação. Os casos advindos de outros estabelecimentos são comunicados e notificados à Vigilância epidemiológica do município de Cocal que assim que é comunicado, com brevidade, inicia os procedimentos de orientação e monitoramento seguindo com rigor os protocolos.

Casos confirmados

Hoje são seis casos de COVID-19. O primeiro foi de um homem de 61 anos, que veio a óbito, sendo que ele apresentava outras comorbidades. O segundo caso é de uma pessoa de 25 anos que está em isolamento domiciliar; o terceiro uma pessoa de 60 anos, que neste momento está hospitalizada; o quarto é uma mulher de 30 anos, que neste momento está em isolamento domiciliar; o quinto e o sexto, estão em isolamento domiciliar, sendo uma mulher de 38 anos e um homem de 73 anos.

Nos primeiros dias de ações de combate ao coronavírus o município já elaborou seu Plano de Contingência para enfrentamento da influenza e coronavírus e, desde então, vem atualizando o mesmo a cada ação ou implementação realizada, bem como encaminhando o documento ao Ministério Público que acompanha diariamente as ações dos municípios. É encaminhado também para a FECAM, AMREC e aos Conselheiros Municipais de Saúde para que acompanhem as ações realizadas.

Ações realizadas:

 

  • Estruturação do Centro de Triagem Coronavírus com Plano de contingência, funcionando de segunda a sexta feira das 8:00h as 12:00h e das 13:00h às 17:00h. Após este horário até as 22:00 hs os serviços seguem com atendimento na Unidade de Pronto Atendimento/Unidade de referência em Saúde Central.
  • Formação de um Comitê reunindo vários setores, com reuniões diárias e discussões de forma on-line.
  • Divulgação imprensa escrita e falada (redes sociais, e-mail e jornais locais e regionais sobre os cuidados individuais e coletivos e sobre as ações realizadas), com confecção de banners, vídeos, posts de orientação enviados via WhatsApp e áudios para orientação quando necessário, orientações são postadas no facebook e Instagram e encaminhados para imprensa entre outros.
  • Boletim epidemiológico diário com informação sobre casos confirmados, curados, óbitos , suspeitos.
  • Plano de Contingência atualizado e encaminhado ao Ministério Público com cada alteração realizada.
  • Capacitação para todas as categorias profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação, e, outros setores conforme necessidade.
  • Articulação com setores - VISA/Defesa civil ,comitê covid-19 ( composto por todos os seguimentos da administração pública e apoio),Polícia civil e Militar, igrejas, CDL, Câmara de vereadores ,sociedade civil organizada, entre outros.
  • Orientação em todas as escolas sobre prevenção e transmissão do vírus, aos clubes de mães e idosos;
  • Confecção de 10.000 flyers para distribuição aos alunos e população em geral.
  • Parceria com a Assistência Social e comunidade para distribuição de alimentos( cestas básicas , pães, entre outros alimentos) e materiais de higiene, que além dos recursos disponibilizados pelo poder público também recebeu a parceria de toda a sociedade e empresas que fizeram doações e trabalhou fortemente na distribuição de alimentos e mantimentos para famílias vulnerabilidade social .
  •   Elaboração pelos profissionais do Centro de triagem de folder e vídeo educativo    para ampliação de orientações de prevenção  da população haitiana residente em nosso município. O material foi confeccionado com apoio da Equipe e um cidadão haitiano onde material foi divulgado  em francês, inglês e crioulo , afim de ampliar os mecanismos de comunicação. Materiais estes foram veiculados em grupos (whatsap) da população haitiana e em todos os setores públicos e sites oficiais, afim de contribuir na prevenção .  Máscaras também foram distribuídas a eles com as devidas orientações realizadas pelas agentes comunitárias de saúde.
  • Priorizar o atendimento aos usuários com sintomas respiratórios, e demanda espontânea nos serviços de saúde em usuário com síndrome gripal.
  • Viabilizar junto a Vigilância Sanitária, ações e orientações junto ao comercio local e em todos os estabelecimentos e até em residências se preciso for principalmente orientando a cada mudança de portarias, decretos, ou, outras recomendações a nível Federal/Estadual e, ou Municipal. 
  • Assegurar o fornecimento de medicamentos conforme protocolo e disponibilidade da Secretaria de Estado nos casos suspeitos afim de intensificar os cuidados  a prevenção e tratamento rápido e eficaz.
  • Capacitação e orientação continuada aos profissionais de limpeza na intensificar cuidados com procedimentos de higiene nas unidades e nos serviços de saúde, bem como ao uso  correto do EPIs.
  • Orientação continuada aos profissionais de transporte e demais setores cuidados de prevenção na disseminação do vírus.
  • Orientação bem como suporte a equipe da farmácia central , onde o fluxo de atendimento é muito grande, devendo seguir organização de distanciamento entre outras regras .
  • Sanitização dos espaços e vias públicas principalmente aos de maior circulação de pessoas e, nos Estabelecimentos de saúde, afim de prevenir a disseminação do vírus.
  • Articulação dos Profissionais da Atenção Básica no Monitoramento de pacientes em isolamento Social, conforme protocolo do MS, intensificando o cuidado e redobrando as orientações do protocolo do isolamento, tendo vigília constante sobre estes pacientes, afim de que eles cumpram com as regras para que não haja maior contaminação comunitária por parte dos suspeitos ou confirmados.
  • Contratação de profissional Médico (integrar a equipe) e da Enfermagem para atuarem exclusivamente no Centro de triagem.
  • Veículo de sobreaviso (AMBULÂNCIA E VEÍCULOS DA SAÚDE).
  • Confecção de máscaras caseira pelos clubes de mães, voluntárias e empresas do município cerca de mais de 2.000 já confeccionadas e distribuídas, bem como utilizadas pelos profissionais.
  • Aquisição de 10.000 ( Dez mil) Máscaras pela Gestão municipal através da Secretaria de Saúde, onde iniciou-se as distribuições pelas famílias em vulnerabilidade social (Kits de 3 Máscaras com orientação por escrito do cuidado, manuseio, bem como do uso correto) seguindo para intensificação da distribuição aos idoso e crônicos, assegurando e aumentando a possibilidade de prevenção, bem como o uso quando da necessidade de se dirigir à locais e vias públicas, bem como em estabelecimentos comerciais, até o presente momento (18/05) mais de 9.000  ( Nove mil )máscaras adquiridas pela Secretaria de saúde já foram distribuídas pelas agentes comunitárias e equipe da assistência social. As máscaras confeccionadas por monitoras de grupos de mães já ultrapassam a 4.200 máscaras
  • Cancelamento dos grupos terapêuticos (como medida protetiva , atendendo a urgência e emergência , de CAPS e Saúde Mental, conforme decretos.
  • Equipe Multiprofissional CAPS confeccionando máscaras de uso doméstico, bem como, máscaras acrílicas para uso tanto da população quanto dos funcionários para auxiliar no combate ao covid 19.
  • Cancelamento de coletas de procedimentos eletivos de enfermagem e médico com remanejamento dos já agendados, priorizando os casos urgentes.
  • Apresentação do Plano de Contingência da Odontologia para iniciação dos serviços de prótese dentária, seguindo exigências e protocolos .
  • Realização do Protocolo de Atendimento específico para atendimento da Equipe Odontológica, respeitando as orientações do Ministério da Saúde e ANVISA.
  • O serviço de odontologia deverá aos poucos iniciar os serviços de atendimento , priorizando urgências conforme orientação e decreto estadual, bem como estar munido de todos os EPIs com rigor pois a odontologia tem um índice maior de possibilidade de contaminação .
  • As consultas eletivas (especialistas ) estão sendo aos poucos reagendadas sobre todo cuidado e protocolo de distanciamento, agendas espaçadas ( prioritariamente urgências )e com pacientes orientados ao uso de máscaras, preferencialmente sem acompanhante.
  • Os exames de imagem também estão sendo agendados aos poucos conforme disponibilidade dos serviços credenciados (cisamrec) , bem como a prioridade a urgências e agendamento espaçados afim de evitar aglomeramentos bem como o trânsito de pacientes para outros municípios e regiões, aumentando a possibilidade de contaminação .
  • Os serviços de Fisioterapia domiciliar realizada por profissional da equipe de saúde está sendo realizado somente em casos urgentes ,os demais casos estão sendo acompanhados pela profissional que envia áudios bem como vídeos  aos pacientes e familiares para orientar os procedimentos a serem realizados bem como dar apoio necessário.
  • Parceria com a UNESC (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina) a fim de disponibilizar a população o Programa SOS UNESC - Covid-19. Serviço oferecido pelo whatsapp para orientar ao usuário, fornecendo a este um suporte com informações de credibilidade.
  • Aquisição de 150 testes rápidos através do CISAMREC no valor  18.600,00 (dezoito mil e seiscentos reais) testes estes que segue protocolo do município baseado do Estado .
  • Município recebeu da Secretaria do Estado 140 kits de testes rápidos que seguem os protocolos para utilização, priorizando profissionais de saúde , instituição de longa permanência e profissionais de segurança pública .
  • Realização de protocolo de coletas de exames para diagnóstico do COVID 19 (Swab - seguindo Nota Técnica da SES).
  • Realização de Protocolo para testagem utilizando testes rápidos vindos do Estado e adquiridos pelo Município.
  • Elaboração da Nota Técnica da Secretaria Municipal de saúde para Medidas de Prevenção ao COVID-19 nas escolas, ou seja constando orientações de medidas institucionais, medidas de prevenção para profissionais de educação, alunos e familiares.
  • Decreto Municipal 353/20 reforçando as recomendações que torna obrigatório o uso de máscaras para o acesso e desempenho de atividades nos prédios públicos e comércio em geral no âmbito do município de Cocal do Sul.
  • Relatório atualizados de ações de combate ao COVID 19 foram entregues `cópias aos vereadores no dia 12/05/2020 , bem como foram encaminhados cópias do plano operacional atualizado e do relatório de ações  aos conselheiros municipais por email. A reunião do mês de maio do Conselho Municipal de Saúde está programada para ser on-line conforme solicitação do Presidente  e consonância dos membros integrantes e por parte da Gestão de saúde.

 

INVESTIMENTOS PARA PREVENÇÃO E COMBATE  COVID19:

 

 Total investido pelo Município de Cocal do Sul R$ Valor R$ 152.372,92

Até a    data ( 18/05 /2020):    

  •  Entre eles, principalmente Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s): máscaras cirúrgicas, mascaras N.95,máscaras de acrílicos, macacão  especial para atendimento em ambiente de alto índice de contaminação e para atendimento odontológico , óculos de proteção, , propé ( proteção de Pé, Toucas para proteção , aventais, luvas, materiais estes a grande maioria descartável), materiais gráficos, materiais para higiene e limpeza e desinfecção,alcool 70º, álcool em Gel, material eletro eletrônico, materiais para serem divulgados, materiais médico e de enfermagem, oxigênio e outros para suporte ao Centro de Triagem, alimentação aos profissionais do centro de triagem para não saírem do local (evitando assim maior contágio), pagamento de profissionais (médico e enfermagem) para suporte ao atendimento centro de Triagem, aluguel de tendas  ,entre outros.
  • Com relação aos EPIs o município investiu fortemente desde o inicio das atividades de prevenção no sentido de buscar todos os equipamentos de Proteção individual necessários não deixando faltar para que os profissionais estivessem protegidos ( conforme normas estabelecidas ) e devidamente orientados para sua proteção e consequentemente proteção da população . Os EPIS são de extrema necessidade para que ocorra o mínimo possível de adoecimento dos profissionais de modo assegurar a continuidade dos serviços de saúde à população.

 

CENTRO DE TRIAGEM

O Centro de Triagem desde o dia 23 de março iniciou suas atividades e conta com uma equipe devidamente habilitada, com médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, higienizadoras e suporte dos profissionais de odontologia e outros.

Em  50 dias de atendimento (até 12/05) de funcionamento, 390 pacientes foram atendidos , 89  dos casos foram para monitoramento e 69 paciente já receberam alta  e 20 pacientes seguem monitorados, estes monitoramentos são realizados e atualizados diariamente pela equipe dos ESFs e da Vigilância epidemiológica que acompanha e orienta mediante o quadro clínico apresentado e informado pelos pacientes e ou familiares. A cada dia são atualizados os boletins de atendimento no município. (dados em 12/05).

Com relação à notificação dos casos confirmados ou monitorados além dos serviços de saúde do município (Pronto atendimento .ESFs) eles podem vir de diversos outros setores públicos e privados   , hospitais ,clínicas, centro de triagens, UPAS, laboratórios privados ou até de outros Estados onde quer que os pacientes do nosso município sejam atendidos deverá existir a notificação ,   os casos advindos  de outros estabelecimentos são comunicados e notificados  `a Vigilância epidemiológica do Município de Cocal que assim que é comunicada  com brevidade inicia os procedimentos de orientação  e monitoramento seguindo com rigor os protocolos.

Segundo  os dados notificados pela vigilância Epidemiológica nos sistemas de informação obrigatórios o município teve até 18/05/2020 : 50 ( cinquenta) casos descartados(todos com realização de  coletas enviadas para o LACEN ou laboratórios particulares,   casos  considerados suspeitos são 03 (Três)  também todos com coletas de exames aguardando resultados do LACEN, 10(dez) resultados confirmados. Até o momento 63 (sessenta e três ) coletas foram realizadas . 20 testes rápidos foram realizados ,sendo que 19 tiveram resultados negativos e 1 somente com resultado positivo.

O Município contabilizou também um óbito homem de 61 anos primeiro caso confirmado do município em (09/03) que apresentava  outras comorbidades este caso deverá aparecer diariamente no boletim epidemiológico como confirmado e como (0) zero cura pois o referido paciente veio a óbito antes do término do prazo para ser considerado como curado. Previsão de Alta em 17/05.

O município também apresentou o segundo caso confirmado (30/04) (paciente de 25 anos sem comorbidades que está em isolamento domiciliar, a paciente e familiares monitorados diariamente e assim que não tiver mais sintomas e se recuperar  da covid cumprindo os prazos do monitoramento estabelecido pelo protocolo deverá por critérios clínicos e exames obter a cura e constará como cura no boletim epidemiológico.

O Terceiro caso foi confirmado (09/05), sendo uma mulher de 60 anos com comorbidades e segue hospitalizada  ( em 13/05/2020) .com monitoramento diário do boletim médico , bem como monitoramento dos familiares.

O Quarto caso confirmado em (11/05) foi de uma mulher de trinta anos (30) e segue em isolamento domiciliar , bem como seus familiares , todos em acompanhamento.

O Quinto caso foi confirmado em (13/05) foi uma mulher de 38 anos  sem comorbidades , segue em monitoramento domiciliar, assim como todos os familiares em contato.

O sexto caso foi um homem de 73 anos confirmado em ( 13/05), que apresenta comorbidades e segue em tratamento domiciliar, segue em monitoramento.

O Sétimo caso foi confirmado em 16/05, trata-se de uma mulher de 29 anos que está em tratamento domiciliar , paciente não apresenta outras comorbidades .

O Oitavo e nono caso confirmados em (17/05) correspondem à uma mulher de 41 anos  sem comorbidades e um homem de 44 anos , ambos estão em tratamento domiciliar.

O Décimo caso confirmado em (18/05) corresponde a um jovem de 20 anos que encontra-se em tratamento domiciliar sem comorbidades.

Dados contabilizados no boletim Epidemiológico nº 62 de 18/05/2020 às 15horas.

Todos os pacientes e seus contatos e familiares ficam acompanhados pelos seus respectivos ESFs e pela vigilância epidemiológica do município  até o momento da cura .

O município, através da Secretaria de saúde segue diariamente implementando ações de combate e prevenção afim de que os dados epidemiológicos possam ser obtidos de modo satisfatórios vindo de encontro com a qualidade de vida e saúde dos munícipes e a proteção à vida .

Destacamos o trabalho incansável dos profissionais de saúde que não tem medido esforços para estar diariamente na linha de frente ao combate à covid 19, mesmo com muitas aflições vem seguindo com seus deveres e  tendo respeitado os seus direitos.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar