Cocal do Sul dá início ao projeto de robótica

Publicado em 27/04/2021 às 07:34 - Atualizado em 27/04/2021 às 07:34

Secretaria de Educação do município incluiu mais uma modalidade no ensino extracurricular na rede municipal de ensino visando o desenvolvimento dos alunos

A Prefeitura de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Educação, deu início ao projeto de robótica educacional, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, aprimoramento da escrita, a superação de desafios e despertar a criatividade. Por meio da construção de projetos, o aluno é desafiado a construir soluções para desafios propostos estimulando também a capacidade de trabalhar em equipe.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Raquel Romagna Quarezemin, por todos esses benefícios o desempenho escolar do aluno envolvido com o projeto de robótica tende a evoluir consideravelmente. A robótica, além de atrair a atenção e o interesse dos alunos para o tema da tecnologia e para o conteúdo ensinado, também funciona como ferramenta educativa. Dentre seus inúmeros benefícios, melhora o desenvolvimento cognitivo dos alunos e o processo de aquisição dos conhecimentos aprendidos em sala.

“O projeto de robótica está sendo desenvolvido pelo professor Luciano Antunes de forma presencial, com alunos dos oitavos e nonos anos nas escolas de ensino fundamental Cristo Rei e Demétrio Bettiol”, comenta Raquel. A robótica é um dos cursos oferecidos na modalidade extracurricular, entre eles aulas de Italiano, Violão, Coral, Xadrez e Tênis de Mesa.

Para a secretária de Educação, o projeto de robótica educacional potencializa e facilita o processo de ensino-aprendizagem, utilizando-se do interesse dos alunos em tecnologia, desenvolvendo habilidades na sua vida acadêmica. “O projeto vem mostrando que é possível oportunizar aos estudantes da escola pública, inovação tecnológica”, finaliza Raquel.